Home / O que é uma Oficina Filosófica?

O que é uma Oficina Filosófica?

FundoAs Oficinas de Filosofia Prática e Pensamento Crítico exploram duas áreas distintas do conhecimento, mas complementares, a prática e o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas. Dessa forma aprendemos:

  • A comunicação leal entre os praticantes e o aconselhador deve ser feita por um filósofo treinado academicamente;
  • A importância do diálogo aberto e livre para deixar que a conversa flua;
  • A interpretação das palavras como ferramenta para a busca de explicações, permitindo ao assistido a autorreflexão e a auto explicação;
  • A admiração pela prática filosófica, para o exercício da liberdade de pensar, o próprio filosofar.

Para a condução do método de investigação é utilizado trabalho elaborado e desenvolvido por Leonard Nelson e Gustav Heckman no início do sec. XX, diretamente inspirado na “maiêutica” socrática. Inspirado no trabalho de Oscar Brenifier, filosofo francês e Tomás Magalhães, eles utilizam um método de diálogo socrático rigoroso. Eles, também, são os principais promotores do projeto de criação de oficinas de filosofia para crianças e adultos, organizam em forma de cafés filosóficos.

Uma Oficina não é uma troca de opiniões, uma palestra ou uma verificação de conhecimento adquirido, mas antes a construção em conjunto de um processo de pensamento, através de um exame das suas falhas e limitações”. Oscar Brenifier

De modo figurativo, uma Oficina Filosófica é um laboratório de investigação onde se verificam grandes transformações; um encontro intensivo de pouca duração, em que habilidades intelectuais são exercitadas pelas pessoas. Orientado por um filósofo, regido por determinadas regras, seu papel principal é de ser o promotor do pensamento autônomo e crítico dos participantes através do diálogo filosófico. Seu principal objetivo é fazer filosofia e não simplesmente falar de filosofia.

Além disso, o filósofo que coordena as atividades da oficina utiliza-se das disciplinas filosóficas principais, conforme abaixo:

  • Ontologia – Metafisica – Trata da natureza, realidade e existência dos entes;
  • Epistemologia – Teoria do Conhecimento – Trata da natureza, etapas e limites do conhecimento Humano;
  • Dialética – Ética da discussão – Método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias);
  • Moral – Dimensão pessoal do ato humano;
  • Ética – Busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

Como Funciona?

A participação nas oficinas é aberto a qualquer pessoa, independentemente do nível social ou escolar, pois não é necessário saber Filosofia e nem conhecer sobre o pensamento de filósofos.  A Oficina Filosófica começa com uma pergunta de interesse geral, formulada de forma clara, sugerida e escolhida pelo grupo. Aos participantes são solicitados que façam intervenções que variam da crítica à reformulação da pergunta.

As intervenções obedecem a critérios rígidos, os participantes não podem interromper, dar opinião ou agir com agressividade durante a fala do outro. As sessões objetivam proporcionar o prazer de fazer filosofia a partir do pensamento crítico e do debate de ideias. Através das oficinas filosóficas os participantes terão a possibilidade de exercitar virtudes importantes, tais como: a tolerância, o saber ouvir e ouvir-se.

A Filosofia e o Diálogo Filosófico procuram tornar mais exigente e consciente o processo pelo qual adquirimos o nosso ponto de vista filosófico em conjunto com outros seres humanos racionais como nós.

Segundo Tomas Magalhães, o papel do filósofo no diálogo filosófico é de esforçar-se por “ensinar sem ensinar”, ou seja, ensinar os participantes a filosofar sem lhes transmitir conhecimentos filosóficos, buscando formas para que esse conhecimento surja dos próprios participantes e que isso aconteça de forma cada vez mais natural e rigorosa.

Onde acontecem as Oficinas?

As oficinas podem acontecer em locais públicos ou privados. O número de participantes deve ser no máximo de 20 pessoas, objetivando a participação mais efetiva de todos. Atualmente, estão sendo realizados encontros periódicos no espaço Alma Serena.

Alma Serena

almaToda última terça-feira do mês. (R$ 20,00)
Horário: 20 horas
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 2050 – CJ 56
São Paulo – SP
Fone: 3287-2786 – E-mail: fvct@uol.com.br