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A Filosofia torna as crianças poderosas.

AlunosA Filosofia torna as crianças poderosas.
ESCUTAR | DIALOGAR | PENSAR

Os Projetos JOVENS FILÓSOFOS, FILÓSOFOS A BRINCAR e GOSTAR DE PENSAR são desenvolvidos por Tomás Magalhães Carneiro, professor de Filosofia com Crianças e fundador do Clube Filosófico do Porto. Estes projetos, inspirados nas propostas pedagógicas em Filosofia com Crianças de Mathew Lipman, Oscar Brenifier e Peter Worley, visa desenvolver nas crianças competências de raciocínio, comunicação e socialização fundamentais.

Através do Diálogo entre os alunos procura‑se fomentar a sua curiosidade natural trabalhando ao mesmo tempo a sua capacidade de verbalizar aquilo que pensam, de cooperarem na resolução de problemas e desenvolverem o seu espírito crítico e criativo face ao mundo. O exercício do Diálogo é uma excelente forma de se criar uma comunidade de investigação entre os alunos que, dessa forma, são naturalmente levados a ouvirem‑se uns aos outros e a pensarem em grupo com a ajuda de um facilitador/filósofo sobre os problemas que vão surgindo nas diversas sessões de filosofia. O programa de Filosofia com Crianças é uma importante forma de os alunos desenvolverem auto‑confiança, de perderem o medo de falar em público e de se esforçarem por compreender e ser compreendidos pelos outros.

As sessões de Filosofia com Crianças que desenvolvemos enquadram‑se no chamado paradigma socrático que atribui grande importância à aprendizagem cooperativa em “comunidade de investigação” através do diálogo entre os alunos. Segundo este paradigma todo o conteúdo das sessões deverá ser tratado pelos alunos, tendo o facilitador apenas a função de provocar e dirigir de uma forma subtil o questionamento filosófico e não ensinar ou divulgar as doutrinas dos filósofos.

Segundo este modelo “socrático” de ensino cabe inteiramente ao grupo o papel de clarificar e pensar filosoficamente
os conteúdos da sessão, sendo que ao facilitador compete apenas zelar para que estejam presentes as condições que
permitem ao grupo prosseguir a sua investigação.

Durante um curso de Filosofia com Crianças procura‑se que os alunos desenvolvam e pratiquem várias competências
filosóficas tais como:

  • Formular questões claras e pertinentes;
  • Desenvolver capacidades argumentativas e de pensamento crítico;
  • Desenvolver o pensamento autônomo e criativo;
  • Aprofundar intelectualmente as suas experiências particulares do dia‑a‑dia;
  • Aprender a ter paciência e a “perder tempo” com os problemas com que se deparam não se precipitando para a primeiras conclusões;
  • Compreender a importância de ouvir os outros, compreender e ser compreendido.

Tomás Magalhães Carneiro – Investigador IF, Universidade do Porto.

2 comments

  1. Carla Maria Braga do carmo

    Gostaria de saber se haverá a possibilidade de frequentar algum curso, formação, aprendizagem, sobre Filosofia com Crianças pois vou implementar este projeto na minha escola.

    • Olá Carla, boa tarde!

      Ainda não existe um curso especifico sobre Filosofia para Crianças, mas brevemente estaremos apresentando oficinas numa Faculdade em São Paulo. Eu tenho material para elaborar um projeto ou mais projetos, pois depende muito do que exatamente você pretende explorar. Por favor, envie um e-mail para mim: renato@oficinafilosofica.com.br

      Atenciosamente,

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